Av. Bandeirantes, 1333 - Taquarussu - Campo Grande / MS
(67) 99134-5190 / 99674-4207 / 99196-7838 / 3025-2122
ampliar

Que tal imaginar poder rodar em uma picap da Mercedes-Benz? Há alguns anos, isso seria improvável. Mas de uns tempos para cá o assunto tomou corpo no segmento automotivo e hoje a marca apresentou um conceito de como será a sua primeira caminhonete média. Apresentada hoje (25) como conceito durante um evento realizado em Estocolmo (Suécia) a picape Classe X será lançada já no fim do ano que vem na Europa. No Brasil e em outros países da América Latina, a chegada será um pouco depois, em 2018. Ao fim do texto confira um vídeo feito ao vivo do lançamento.

Se você já ouviu falar da Renault Alaskan ou da nova Nissan Frontier, sabe que ali tem dedo da Mercedes-Benz. O projeto da picape é um fruto da aliança da Daimler AG com o Grupo Renault-Nissan. Tanto Classe X quanto Alaskan compartilham plataforma e diversos compenentes com a nova geração da Nissan Frontier. É claro que cada fabricante usou a estrutura para injetar seu próprio DNA e estratégia, criando produtos indepentendes, mas eles serão produzidos lado a lado em várias regiões. Já o toque final da picape da MB ficou por conta da Mercedes Vans, divisão de veículos comerciais da marca. 

As unidades destinadas à Europa, Australia e Àfrica do Sul serão produzidas na fábrica da Nissan, na Espanha, enquanto os veículos feitos para a América Latina, incluindo o Brasil, sairão da fábrica da Renault, em Córdoba, na Argentina, onde também será produzida a Alaskan. Para tal operação, o grupo anunciou um vultuoso investimento de R$ 800 milhões no país.

E os Estados Unidos? De fato, é estranho pensar que a Mercedes deseja ficar de fora do maior mercado de picapes do mundo, uma vez que é a primeira montadora premium a se aventurar em um segmento tradicionalmente explorado por marcas como Chevrolet, Ford e Toyota. No entanto, por enquanto, a Mercedes afirma que sua estratégia está focada em outros países. E, apesar dos EUA ser o maior mercado de picapes do mundo, a preferência é de modelos grandes (os chamados full size), enquanto a Classe X é um modelo médio.

Bem equipada e potente

Apesar de ter capacidade de mais de uma tonelada, lugar para cinco ocupantes e a tração 4Matic, a Classe X pretende ser um veículo de luxo, com interior sofisticado e bem confotável. Como nos demais modelos da alemã, a picape conta com a combinação de vários materiais e texturas dentro da cabine, a exemplo dos bancos de couro, com o console em madeira e os elementos escovado.

O modelo também contará com recursos de conectividade e diversos sistemas assistência ao motorista, como sensor de fadiga, assistente de manutenção de faixa e até mesmo o piloto automático adaptativo.

A Mercedes ainda não detalhou a gama de motores, mas ela adotará um V6 diesel, um motor diesel de quatro cilindros e outro a gasolina, também de quatro cilindros. Os dois últimos serão emprestados do grupo Nissan-Renault. Junto com a Amarok V6, será uma das raras opções seis cilindros da classe. Os planos também incluem um câmbio manual e outro automático de sete marchas. Além da versão 4WD, a Classe X também terá uma opção 2WD de tração traseira.

Segundo a Mercedes, um potente sistema de propulsão e o robusto quadro do chassi tipo escada permitirão à picape possuir uma carga útil superior a 1,1 tonelada e uma força de tração de até 3,5 toneladas.

Por aqui

O time da Mercedes do Brasil também já está trabalhando na adaptação da picape às condições de uso no país. A empresa acredita que será um produto com apelo para os clientes da área do agronegócio, mas também para consumidores urbanos do segmento premium que procuram maior versatilidade e que, aos finais de semana, gostem de viajar e levar seus jet skis e até barcos próprios. Ou seja, nada muito diferente dos atuais clientes Mercedes.

Ao contrário do esperado, a picape não fará sua estreia nacional no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. A aparição em solo nacional deve ficar realmente só para o ano que vem.

 

 

Mais fotos

Clique na foto para ampliar